Biblioteca Pública Municipal "Maria José Ferreira"


segunda-feira, maio 19, 2014

Oficina de construções de brinquedos ópticos: zoo-fenaquistiscópio e taumatroscópio Com Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

O plano de trabalho da oficina de brinquedos ópticos inclui  uma pequena conversa sobre animação, abordando um pouco da história da animação e também das técnicas, tendências e as regras básicas para a representação gráfica do movimento em desenho animado.
A oficina de animação através da construção de brinquedos ópticos visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento, através de animações cíclicas.

O modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio, especialmente desenvolvido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas para oficinas deste tipo, é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 176 anos atrás. O primeiro é o zoetrópio, chamamos de zootroscópio mas pode ser chamado também de RODA DA VIDA, inventado por William Hornner na Inglaterra e quase ao mesmo tempo, só que na Bélgica, o cientista Plateau inventou o fenaquistiscópio. Ambos os brinquedos não eram, na verdade brinquedos e sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos, possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.


Dia 20/05, das 13h00 às 17h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário